quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Ainda sobre o tal HUB

maxresdefault.jpg
Imagem: https://www.google.com.br/search?q=avi%C3%A3o+acidentado&biw=1093&bih=534&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjZ-u6qoavRAhWEhpAKHYpRAF4Q_AUIBigB#imgrc=jqwNC2qsHSH1KM%3A


Ainda sobre o tal HUB
Ainda sobre o tão esperado HUB
PDF 805


E o tão esperado HUB em São Gonçalo do Amarante/RN, não acontece. TAM, LAN e LATAM não se decidem e sobrou para os CORREIOS. Uma estrutura já conhecida desde os tempos de Pierre Latecoere, quando implantou a Aeropostale, fazendo escala em Natal, inaugurando o serviço aéreo de transporte de malotes postais a partir da Europa. E de um dos pilotos surgiu uma famosa história, de  Saint Exupéry, surgiu o Pequeno Príncipe, que ficou conhecido pelo povo humilde da terra como Zé Perry.. Depois chegaram os aviões maiores, com o transporte de passageiros. E teve uma Guerra no meio da história; depois do encontro de presidentes fazendo alianças para um futuro. Os americanos fizeram uma base aérea, onde agora está o antigo aeroporto Augusto Severo. Trouxeram as primeiras novidades, do primeiro mundo. Como goma de mascar, refrigerante de cola e óculos escuros. E Natal tornou-se cidade conhecida e reconhecida no mundo, Trampolim da Vitória e Parnamirim Feeld. Terminada a Guerra caiu na mesmice, foi controlada pelo novo feudalismo, com um grupo de famílias disputando oligarquias.


Mudou-se a estrutura aeroviária civil e comercial para outro local do estado. E um HUB não é instalado. Terminaram os argumentos da LATAM sobre uma infraestrutura desejada; reduziu-se o imposto do QAV e nada foi concretizado. A LATAM promoveu uma disputa entre estados, tal como os colonizadores promovendo disputas entre tribos, para obterem vantagens. Descobrir bons guerreiros e descobrir produtos valiosos. Deixaram botijas enterradas, para desenterrar em outros tempos. Ainda existe a antiga pista e a Barreira do Inferno, para implantar novas atividades, de acordo com as necessidades….


Com bases no Chile a LATAM pode voar pelo Pacífico; e fechar acordos com empresas brasileiras, para voar o continente sul americano e sobre o Atlântico sem a necessidade de um HUB. A estratégia é ganhar com serviços, sem maiores investimentos em equipamentos. Grandes operadoras aéreas já intencionam comprar a LATAM. Em outros produtos e segmentos, este tipo de atividade, como modalidade de negócio já acontece, como grupos gerenciando indústrias..


Novos aviões com maior capacidade e maior autonomia alcançam lugares mais distantes sem a necessidade de escalas técnicas. Um novo modelo de avião já está sendo planejado e estudado, uma viabilidade de uso. Com configurações internas diferenciadas. Uma estrutura de módulos que pode ser alterada de acordo com as necessidades de voo, aumentando ou reduzindo as classes turísticas, econômicas, executivas ou com outros nomes que possam ser utilizados. Variações de espaços para cargas e passageiros. Ainda haverá uma possibilidade de aluguel de módulos, por pessoas ou empresas, que queiram uma configuração diferenciada, e até personalizadas.


Mas ainda há alguns detalhes que não foram apontados. Como uma estrutura de apoio e segurança em terra. Tomemos por base um exemplo no Rio de Janeiro/RJ. O Rio de Janeiro possui dois aeródromos de uso civil e militar, de uso comercial e da FAB. O Galeão (SBGL/GIG) e o Santos Dumont (SBRJ/SDU). Ao lado de GIG encontramos uma Base Aérea (BAGL), e uma grande estrutura Aeronáutica com vários quartéis e depósitos de armamento. A poucos quilômetros encontramos um grande hospital (HFAG), que atende militares e seus dependentes. E tem capacidade de atender um acidente aéreo. O HFAG ainda é hospital de referência no estado e na cidade, no cuidado com pacientes com queimaduras


Natal e região metropolitana ainda estão carentes de hospitais e ambulatórios, que possam atender uma catástrofe aérea. Um acidente aéreo seria um caos sobre um caos atual. Com a falta de um hospital público ou particular, civil ou militar, com fácil acesso e leitos disponíveis. Com facilidade de acesso. Hoje o estado vive a falência do serviço público de saúde, federal, municipal e estadual..


Uma estrutura capacitada a atender uma catástrofe inesperada e imprevisível em algum lugar do futuro, proporciona um maior e melhor atendimento no presente.


RN 05/01/2017

TEXTOS ANTERIORES


E se Natal não ganhar um Hub…


E se Natal não tiver HUB ??


Um HUB no ar


Um HUB que ainda não aconteceu


Procura-se um trunfo para o HUB/RN


AIREP XY 001 FL 1200 …



Roberto Cardoso (Maracajá)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico (UFRN/FAPERN/CNPq)
Técnico em Meteorologia - Marine and Land Survey
Blog do Maracajá #BLOGdoMaracajá
Fórum do Maracajá #FORUMdoMaracajá

Nenhum comentário:

Postar um comentário